FFXIV | TUDO SOBRE ROLE & JOB

Categories FFXIV, Guias e TutoriaisPosted on

Final Fantasy XIV |  MMORPG


Então é isso pessoal, vamos começar com nossa primeira matéria sobre um dos jogos que vem animando vários jogadores nos últimos tempos, isso mesmo, um jogo envolvente e com uma história extremamente elaborada. Final Fantasy XIV, é um MMORPG ( Massively Multiplayer Online RPG ), que assim como outros, fornece uma imersão em um mundo paralelo repleto de conteúdos como aventuras, quests, dungeons e caçadas em mundo aberto. Nele você pode explorar por completo várias habilidades que desafiam sua destreza e raciocínio rápido.

Hoje vamos abordar um pouco sobre as classes, quero passar a vocês que estão começando agora no mundo dos MMORPG’s um conceito bem básico sobre como tudo funciona.

Dentro do FFXIV, o conceito é abordado de uma forma um pouco diferente de outros jogos, no FFXIV você cria apenas um personagens e pode evoluir o mesmo para vários JOBS (Arqueiro, Mago, Mlee DPS, Ranged DPS), tudo apenas equipando uma arma específica para cada um. Todas as JOBS tem um posicionamento específico e uma função única dentro do jogo. Então fique ligado e descubra qual se encaixa melhor em seu estilo de jogo.

Vejamos primeiro quais são as funções ou ROLE existentes no game:

  • TANK
  • HEAL
  • DPS e RANGED DPS ( Mágico ou Físico )

Final Fantasy XIV |  ROLES e JOBS


Nessa primeira matéria vamos falar um pouco sobre as ROLES e JOBS, quais são e qual a função de cada uma dentro do jogo.

Para entender um pouco melhor como tudo funciona aqui vai uma breve explicação. Os JOBS, funcionam como uma extensão de suas classes base, e que se enquadram em certas funções ou ROLES, e para essas JOBS transcenderem é necessário uma pedra chamada de Soul Crystal.

Essas pedras são habilitadas mediante a algumas missões que são dadas ao longo da jornada dentro do jogo, se tudo for feito como manda o figurino, no nível 30 você consegue fazer uma missão específica que libera essa evolução para uma nova JOB definida para seu personagem.

Mais pra frente nesta mesma matéria, vamos ver quais são os JOBS e suas respectivas evoluções. Assim vamos entender melhor para qual ROLE elas são destinadas.

Final Fantasy XIV |  TANK


ROLE | Tank

Falemos então sobre a função TANK ( Também conhecida como o guia das dungeons ). No FFXIV eles se subdividem em 4 JOBS, veja quais são:

FFXIV | Warrior

Que tem por classe base o Marauder

FFXIV | Paladin

Que tem por classe base o Gladiator

FFXIV | Dark Knight

Essa classe foi adicionada na expansão Heavensward, com isso ele já inicia no nível 30. Para liberar esta JOB, é necessário que você tenha um outro JOB no lvl 50, tenha completado a história principal da A Realm Reborn (necessário o acesso a Ishgard) e que possua a expansão Heavensward.

FFXIV | Gunbreaker

Essa classe foi adicionada na última expansão Shadowbringers, com isso ele já inicia no nível 60. Para liberar esta JOB, é necessário que você tenha um outro JOB no lvl 60 e possua a expansão Shadowbringers.

Eles formam a linha de frente do grupo e sua função basicamente é manter a atenção dos inimigos enquanto seu grupo foca em bater e assim eliminar quem estiver em seu caminho.

Cada um tem suas habilidades em particular e todos possuem o que chamamos de mitigação de dano, ou seja, eles possuem habilidades que diminuem ou mesmo que absorvem certa parte do dano recebido, podendo até zerar todo o dano por alguns segundos. Alguns deles possuem certas habilidades específicas para mitigar o dano recebido pelo grupo inteiro ou de algum outro jogador em específico, falaremos sobre estas habilidades em um outro momento.

Final Fantasy XIV |  HEAL


ROLE | Heal

Falemos então sobre a função HEAL ( Também conhecida como a babá do grupo ). No FFXIV eles se subdividem em 3 Classes ( Jobs ) criadas para curar, bufar e manter todos vivos, veja quais são :

FFXIV | Scholar

Que tem por classe base o Arcanist

FFXIV | White Mage

Que tem por classe base o Conjurer

FFXIV | Astrologian

Essa classe foi adicionada na expansão Heavensward, com isso ele já inicia no nível 30. Para liberar esta JOB, é necessário que você tenha um outro JOB no lvl 50 e tenha completado a história principal de A Realm Reborn (necessário o acesso a Ishgard) e que possua a expansão Heavensward. .

Eles formam a retaguarda do grupo e sua função basicamente é manter todos vivos. Cada um tem suas habilidades em particular mas todos possuem o poder de cura, eles inclusive, conseguem aplicar um escudo que ajuda na absorção de dano de todos os jogadores do grupo.

Final Fantasy XIV |  DPS


ROLE | DPS

Um dos Role’s mais escolhidos pela maioria dos jogadores e a de DPS ( Também conhecida como “Os vida LOKA” ). No FFXIV eles se subdividem em 2 categorias, DPS Mlee ( possuem armas que necessitam proximidade com o alvo ) e os DPS Ranged ( que por sua vez podem atacar a distância ). Veja quais são os Mlee’s:

FFXIV | Dragoon

Que tem por classe base o Lancer.

FFXIV | Monk

Que tem por classe base o Pugilist.

FFXIV | Ninja

Que tem por classe base o Rogue.

FFXIV | Samurai

Essa classe foi adicionada na segunda expansão Stormblood, com isso ele já inicia no nível 50. Para liberar esta JOB, é necessário que você tenha um outro JOB no lvl 50 e possua a expansão Stormblood.

Todos eles possuem armas de curto alcance, sendo assim eles precisam se posicionar, de preferência de uma forma estratégica, otimizando o seu DPS (Damage per Second) e se prevenindo de danos desnecessários.

Já os DPS Ranged podem ser classificados em duas vertentes, os de Dano Físico e os de Dano Mágico. Vejamos os de Dano Físico:

FFXIV | Bard

Que tem por classe base o Archer.

FFXIV | Machinist

Essa classe foi adicionada na expansão Heavensward, com isso ele já inicia no nível 30. Para liberar esta JOB, é necessário que você tenha um outro JOB no lvl 50 e tenha completado a história principal de A Realm Reborn (necessário o acesso a Ishgard) e que possua a expansão Heavensward.

FFXIV | Dancer

Essa classe foi adicionada na última expansão Shadowbringers, com isso ele já inicia no nível 60. Para liberar esta JOB, é necessário que você tenha um outro JOB no lvl 60 e possua a expansão Shadowbringers.

Neste caso, os heróis possuem armas de longo alcance, eles também precisam se posicionar de uma forma estratégica, otimizando o seu DPS (Damage per Second) e se prevenindo de danos desnecessários. Sua vantagem é que seu posicionamento pode ser mais flexível devido a distância que podem atacar.

Vejamos agora os de Dano Mágico:

FFXIV | Black Mage

Que tem por classe base o Thaumaturge.

FFXIV | Summoner

Que tem por classe base o Arcanist. (Sim, upando o Arcanist você evolui ao mesmo tempo um DPS Ranged e um Healer)

FFXIV | Red Mage

Essa classe foi adicionada na segunda expansão Stormblood, com isso ele já inicia no nível 50. Para liberar esta JOB, é necessário que você tenha um outro JOB no lvl 50 e possua a expansão Stormblood.

FFXIV | Blue Mage

Essa classe funciona de uma forma um pouco diferente das outras, ele é um JOB no qual você não tem nenhuma habilidade e tem de sair em caçadas para aprender as de seus oponentes. Falaremos dele em um outro momento.

Estes são os casters, heróis que possuem habilidades mágicas e de longo alcance, eles tem a vantagem de atacar de qualquer lugar e a desvantagem do tempo gasto na invocação das magias, a estratégia é sempre importante nestas horas e se posso dar uma dica, evitem o dano eminente e se posicionem de forma a não serem interrompidos enquanto estão usando suas skills.

Final Fantasy XIV |  JOB Actions


E claro, não seria possível terminar essa matéria sem algo pra colocar todos no Hype da nova expansão, Shadowbringers. Ela veio para remodelar toda a mecânica do jogo, trazendo mais conteúdo e muito mais ação para o game. Várias melhorias foram implementadas, inclusive um rework completo de algumas classes como Machinist, a retirada de alguns pontos que não estavam legais como o TP (Tatical Points) e muitas outras coisas que só conferindo para apreciar.

Saca só, todos os Jobs em ação, deixe aqui nos comentários qual você mais se identificou ou qual você gostaria de ver aqui em uma de minhas matérias.

Bom galera, é isso, espero ter colaborado com os futuros campeões FFXIV, vou ficando por aqui e vejo vocês na próxima.

Vlw e aquele abraço.

2 comments

Deixe uma resposta