Ragnarok M | Truques e Dicas

Categories Guias e Tutoriais, RagnarokPosted on

OTIMIZANDO SUA STAMINA, GUIA PARA INICIANTES |

Como todo jogo, sempre existe uma estratégia para elaborar de forma otimizada a distribuição do seu tempo jogando. O Rag, tem uma peculiaridade que é extremamente atrativa, o auto ataque. Tenha em mente que isso pode ser o seu maior aliado assim como pode ser o seu maior inimigo.

O QUE É STAMINA


Os desenvolvedores do jogo, criaram um sistema de stamina. O que é isso e como funciona ? Bem, em uma explicação bem objetiva, você possui 300 pontos de stamina por dia, esse modificador foi criado para limitar o farm diário de materiais, ou mesmo de níveis base / job. Esses pontos resetam diariamente, por volta das 9:00 am aqui no Brasil e podem ser acumulados durante três dias, somando em um cap máximo de 900 pontos.

Modificador diário: Stamina

COMO A STAMINA INFLUÊNCIA


Os desenvolvedores do jogo, criaram um sistema de stamina. O que é isso e como funciona ? Bem, em uma explicação bem objetiva, você possui 300 pontos de stamina por dia, esse modificador foi criado para limitar o farm diário de materiais, ou mesmo de níveis base / job. Esses pontos resetam diariamente, por volta das 9:00 am aqui no Brasil e podem ser acumulados durante três dias, somando em um cap máximo de 900 pontos.

A Stamina funciona da seguinte maneira, enquanto estiver verde, ela permite o drop de itens e ganho de xp, tanto base quanto job. O que deve ser muito bem calculado, pois assim como na versão anterior do jogo, existem mobs com grandes variações de experiência.

Quando ela atinge o cap amarelo, tanto a experiência quanto o drop de itens, se torna um pouco menor, e a medida que vai subindo a utilização da stamina, os modificadores vão ficando menores e você vai recebendo menores quantidades de xp / drop itens.

E como todos devem imaginar, ao atingir o cap vermelho, já não vale mais continuar o grind com o seu personagem, seria um desperdício de tempo, mesmo que no automático. Lembrando que esta stamina negativa (vermelha) não influencia no drop de MVP’s, ou de quests, nem tão pouco na XP que não vem através de mobs.

Então, pensando nesta otimização de apenas 300 pontos de stamina (5 horas de jogo), passo uma dica muito importante, queimem ela o mais rápido possível, desta forma, você vai ter uma enormidade de quests para fazer, (incluíndo as diárias, que falaremos em um tópico futuro) mesmo sem ganhar experiência matando mobs.

Mas olha, não para por aí não, tenho mais uma notícia que pode ou não alegrar o seu farm rs. Os desenvolvedores liberam mais 60 min, ou seja, um total diário de 360 min (6 horas de jogo), mas para isso você precisa escutar algumas músicas ao sul de prontera, em um gramofone gigante. Não tem como errar. Lembrando que, estes 60 minutos extras só são válidos para o dia em que você os adquiriu não cumulativos para outros dias.

Recomendo que você acumule estes 60 minutos extras antes de começar o seu grind diário, pois depois de entrar na cor amarela ou vermelha, ele não vai fazer nenhuma diferença.

Bônus do jogo: 60 minutos ganhos na música

FORMAS DE SE GANHAR EXPERIÊNCIA


A seguir, listo algumas das formas mais visíveis de up dentro do jogo, nelas é possível encontrar não só a sua xp garantida, mas inúmeros itens que também vão te ajudar a melhorar seus equipamentos e é claro, os seus Zenys dentro do jogo:

  • Questline do jogo.
  • Rifts.
  • Quadro de quests.
  • Quests de Ataque Mágico.
  • Grind de mobs específicos dentro do jogo.

QUESTLINE DO JOGO


Formas de upar no jogo: Questline

Essa é a forma mais simples para evoluir seu personagem. De uma forma bem segmentada e muito bem distribuída por níveis, o seu personagem vai sendo guiado pelos mapas para desbravar todas as aventuras que tem disponíveis no jogo, se lembre que a composição do Ragnarok também é para sua diversão, então não fique muito afobado para pegar lvl 99, jogue, aproveite e se divirta, afinal é exatamente esta a proposta dos desenvolvedores.

Nelas encontramos quests secundárias, quests principais relacionadas às histórias do jogo, quests para liberar itens ou referentes à culinária, são tantas que por aí vai, então aproveite graciosamente a xp de cada uma delas, pois vão te ajudar muito.

RIFTS OU FENDAS TEMPORAIS


Estas fendas, são distúrbios no espaço tempo de Rune Midgard, todos os mapas principais do jogo, possuem estas fendas, e você tem acesso a elas de duas maneiras: A primeira delas é a de abertura, digamos assim, pois ao fazer todas as quests de todos os mapas, os NPC’s em algum momento vão te avisar sobre este distúrbio e te encaminhar para resolver o problema, dessa forma, você vai habilitar a opção de quest diária, para fechar as fendas, o que pode ser feito até 5 vezes por dia. Recomendo que sempre façam pois elas dropam equipamentos que podem te render Zenys dentro do jogo ou upgrade para seus equipamentos, ou seja, não deixe passar batido.

Formas de upar no jogo: Fendas Temporais

Uma dica muito importante pessoal, estes rifts diários, podem ser feitos de forma normal, que seria matando os monstros que aparecem, ou de modo instantâneo, utilizando um item que é comprado com 8 meatballs, o graal referente a cada uma das áreas, item este que é fornecidos pelo seu pet, durante suas aventuras. (Falaremos sobre pet e reward em um outro momento)

Formas de upar no jogo: Instant Rif usando Meatball
Formas de upar no jogo: Instant Rif usando Meatball

Essa quest só pode ser feita em grupo, e como só podem ser feitas 5 por dia, o grande truque para você economizar, é montar uma party com outros 4 que também já tenham o graal, assim você vai completar sua quest, pode dar sorte no drop de itens e ainda economizar por usar apenas um graal por dia.

QUADRO DE QUESTS


O quadro de quests é uma ótima fonte de XP, tanto base quanto job, fora isso, ele ainda te entrega algumas recompensas como zenys, correntes, potes, consumíveis em geral, e coisas que podem se tornar muito valiosas ao longo da sua jornada. Não vou entrar muito em detalhes pois são diversos itens, então não vem muito ao caso. Mas uma dica eu posso dar, não façam nenhuma das 10 quests do quadro antes de zerar a sua stamina, que inclusive, recomendo que seja utilizada diariamente até 480 minutos (ela fica amarela, mas ainda vale deixar rodando o farm).

Formas de upar no jogo: Quadro de Quests

Estas mesmas quests podem ser feitas de duas formas, uma indo cumprir as tarefas pedidas, e outra com instant quest, com alguns tickets que podem ser comprados como mesmo meatball, recolhido do pet que te acompanha em suas aventuras.

Este item o Missão Rápida, pode ser comprado e utilizado 10x ao dia, ele possui 3 níveis, cada um referente a um nível de base específico, então fique atento para comprar um que seja referente ao seu nível em particular.

Formas de upar no jogo: Quadro de Quests

QUESTS DE ATAQUE MÁGICO


As quests de ataque mágico são maravilhosas, e devem ser aproveitadas todos os dias, sem falhas, pois elas dão um montante gigantesco de xp para seu personagem, ela pega um multiplicador de 10x em áreas específicas designadas pelo próprio NPC. Quem não gostaria de ganhar quase 900k de xp todos os dias?

Formas de upar no jogo: Ataque Mágico

Acha que terminou por aí? Não mesmo, como se não bastasse uma quest tão maravilhosa existir no jogo, ela ainda pode ser feita 2x ao dia, olha que perfeito. Acho que nem preciso mais falar né? Todos já sabem que estas quests só devem ser feitas depois de zerar a sua stamina no dia, podem apostar, vai valer muito o que vocês vão ganhar.

GRIND DE MOBS


E por último, mas nem por isso o menos importante, temos o grind de mobs. É nessa parte onde vamos trabalhar de forma graciosa a nossa stamina. Dentro do jogo, temos diversas coisas a serem feitas, coisas que nos alcançam de duas maneiras, através da casa de trocas ou farmando ininterruptamente materiais para craftar e melhorar equipamentos, afinal de contas, podemos ter um personagem nível 99, mas sem equipamentos ele não passar de um guerreiro sem alma.

Se tem algo que eu realmente considero uma grande dica, algo que vai fazer toda a diferença no jogo de vocês, é programar quais equipamentos os seus heróis vão precisar.

Procure uma build boa, se intere sobre quais são os equipamentos principais para early e late game, veja como conseguir materiais e se prepare sempre, pois mesmo depois de craftar tudo, será necessário aprimorar e refinar os mesmos, esses dois processos foram criados para complementar atributos e deixar o equipamento mais poderoso. Sem isso, você não vai conseguir avançar para determinadas áreas do jogo e nem mesmo conquistar o tão almejado MVP, um título dado a poucos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS


Neste pequeno tutorial, foi possível observar que temos várias utilidades para os mesmos itens, no caso, o meatball. Ele é um aliado poderoso em questão do tempo que muitas das vezes não temos para poder jogar, em contrapartida, ele tem utilidade para auxiliar na melhoria de equipamentos ou mesmo de milhares de zenys dentro do jogo.

Se posso compartilhar com vocês uma experiência pessoal, não deixem de criar um personagem secundário, pois o grande segredo deste jogo, é ter mais de um char para ajudar o seu principal a ficar mais forte, para ajudar em farm de itens, para ajudar acumular recursos necessários como os meatballs, para coletar material de craft, refinamento e upgrade. Enfim, a otimização da stamina vem da sua estratégia dentro do jogo, busque, pesquise e anote tudo o que você vai precisar, veja os locais de drop e invista em outros 2 personagens farmers, dessa forma, os objetivos vão ser alcançados de forma muito mais eficiente.

Por hoje é só pessoal, muito obrigado mais uma vez e um grande abraço, vlw!!!!

Deixe uma resposta