FFXIV vs WoW

Categories FFXIV, Guias e TutoriaisPosted on

FFXIV vs WoW, trocar ou não trocar ?


Fala Guys, como vão vocês?


Hoje vamos abordar um assunto que pode trazer alívio e conhecimento para alguns mas revolta e indignação para outros… Antes de começarmos, queria deixar bem claro que esta matéria foi feita para ajudar a todos que estão em processo de migração do WoW para o FFXIV. Pensem que é normal questionar, principalmente para quem joga WoW a muito tempo. Imagino que a sensação sobre a transição é incômoda, e a princípio parece que não vai ser nada fácil, mas olha, eu posso afirmar, é muito mais tranquila do que vocês imaginam, podem acreditar, eu passei por tudo isso.


PPrimeiramente perguntem a si mesmos, o que me motiva a procurar outros jogos ? Bem, na comunidade o que eu mais pude ler foram críticas que se repetiam, coisas como insatisfação, monotonia, falta de conteúdos realmente novos, atenção da empresa, isso claro na grande maioria das mensagens.

Se você começa a se sentir insatisfeito com qualquer coisa na sua vida, essa é a hora de mudar, buscar algo que possa fazer a diferença no seu lazer, afinal, é um jogo não é guys? Em definição ele existe para tornar seus dias mais alegres e divertidos, não massivos momentos de “Trabalho”.

O FFXIV vem criando seu espaço e evoluindo muito no cenário como um todo. Se me permitem colocar alguns números aqui, vejamos uma análise feita pelo site Metacritic sobre o World of Warcraft: Battle for Azeroth e o Final Fantasy XIV: Shadowbringers, sendo elas as últimas expansões lançadas por cada uma das empresas.



PPodemos notar a grande diferença de aceitação de ambas. Talvez isso se dê por causa da forma como a Blizzard vem tomando conta de seus negócios, aparentemente só visando lucros e mais lucros, bem, isso não vem ao caso, vejamos apenas a questão das pontuações, 3.0 vs 9.1, bem expressivas certo ? Bom, quem se interessar em saber um pouco mais, pode acessar o link: Metacritic

Guys, aqui vai um alerta antes de começarmos… Não passe deste ponto se não estiver realmente querendo entrar para o mundo de FFXIV, é um caminho sem volta em.

Fiz a escolha certa?


Confesso que me sinto renovado no FFXIV, isso do meu ponto de vista é claro, não só tenho a certeza de que fiz a escolha certa, mas como redescobri o que é me divertir dentro de um jogo, finalmente sem as correntes da obrigação. Hoje eu entro quando quero ou quando posso e tenho acesso a todo o conteúdo que desejo fazer no momento, e olha guys, é MUITO conteúdo mesmo viu.

Então em suma, a resposta para essa pergunta eu deixo para vocês, minha opinião foi bem explícita neste ponto, sugiro que se arrisque, deem uma chance para algo que pode ou não mudar completamente a sua forma de encarar um MMORPG .

Final Fantasy XIV, o que é e não é?


NNão achem que estão saindo do inferno direto para o céu não guys, assim como todo jogo, a curva inicial é vasta, principalmente para o FFXIV. Nele você vai ter de começar do zero, redescobrir algumas características que são diferenciadas do WoW e principalmente, se acostumar com um novo estilo de jogo, mesmo sendo o bom e velho MMORPG.

Afirmo que diferente de outros jogos, assim como disse anteriormente, o FFXIV te cativa a ir descobrindo tudo, te guia para desafios novos e que vão testar a sua destreza e raciocínio rápido. Isso na parte de PvE certo!!! Pois o PvP daqui não é nem de longe melhor do que o do WoW.

Queria apenas fazer a citação de dois pontos que são muito importantes na decisão de migração: Ele não existe em nosso idioma e também possui um pequeno delay devido a localização dos servidores, fiz questão de abordar estes detalhes separadamente pois acredito ques podem ser decisivos na hora H.

Vejamos agora pontos positivos como por exemplo o formato dos JOB’s (Como as classes no WoW), você pode ter todas sem ter de criar um personagem para cada uma delas, isso na minha opinião é a MELHOR coisa que aconteceu em todos os tempo, com apenas um clique do mouse, eu me torno a classe que eu quiser, se tiverem interesse em saber um pouco mais, podem acessar minha outra matéria que fala TUDO SOBRE ROLE & JOB, fora isso, você também tem acesso a todas as profissões em apenas um char, guys, isso é maravilhoso, só de imaginar que eu sempre vou logar no mesmo personagem e ter acesso a tudo? Lindo isso não?

Querem saber? Farei diferente, vou colocar aqui todas as características que foram de muita importância para minha satisfação garantida na troca, vamos lá ?

FFXIV Características Positivas


  • Suporte e Atualizações

    A Square Enix é conhecida por sempre ouvir a comunidade (me baseio estritamente no FFXIV, não tenho conhecimento para abordar na totalidade), eles tentam manter um relacionamento sempre muito próximo de seus “clientes”, e isso é muito bom, pois podemos dar um retorno sobre coisas que não estão legais ou que poderiam ser adicionadas ao jogo. Seus patch’s são lançados periodicamente e sempre muito bem elaborados, até onde tive oportunidade de ver, é tudo novo, o reaproveitamento de outros conteúdos é praticamente nulo, ou nulo mesmo!

  • Azerita e seu legado

    Você não precisa mais farmar azerita (graças a Deus), isso é um saco de ser feito, leva semanas e no final você se sente um idiota pois em futuros patchs eles podem colocar mais e mais metas ou até mesmo remover (o que gera certa revolta), como foi a questão os itens artefato da expansão nova.

  • Equipamentos e Evolução

    Bom, em FFXIV, a evolução de seu personagem é muito acessível, você consegue completar todo o conteúdo por si só. Seus equipamentos vão evoluindo de uma forma muito consistente. Uma das coisas que particularmente me agrada bastante é em questão dos itens, no FFXIV o Item Level é LEI, ou seja, Melhor Ilvl= Melhor item.

  • Profissões e JOBS

    No FFXIV, você pode ser tudo em apenas um, o que seria isso ? Bom, comparado com o WoW, vejamos o seguinte exemplo, eu quero ter 4 profissões, você precisa de dois personagens no WoW uma vez que cada um só comporta uma profissão principal e uma secundária. Se você quer ter um Paladino e um Warrior, você precisa upar dois personagens separadamente, o que te faz lembrar de começar novamente todas as quests principais da história já feitas no primeiro. Bom, isso não existe no FFXIV, você tem apenas um personagem e nele pode evoluir todas as JOB’s e profissões existentes no jogo. Tudo bem que elas têm de ser upadas do zero, mas no jogo você tem várias formas de fazer isso sem ter de fazer novamente todas as quests de história principal, digamos que você pode upar de forma mais leve, fazendo Dungeons, Fates ou mesmo quests paralelas.

  • Montanha Russa com o equilíbrio de classes/game

    Bom, não adianta lançar um conteúdo novo e destruir tudo que já foi feito anteriormente certo? No FFXIV, você recebe melhorias visíveis mas não absurdas nos status de cada classe, nos equipamentos, nas dificuldades das lutas e em outras características que mereçam a atenção.

    Eles não são muito adeptos a reinventar a roda, mas sim em otimizar. Faço aqui um pequeno adendo a um fato completamente isolado, em Shadowbringers (última expansão lançada), foi feito um rework completo em algumas características diretamente relacionadas à melhoria do gameplay de todas as classes, muitas habilidades foram ajustadas assim como características removidas, isso tudo pensando no como os jogadores lidam com mecânicas fundamentais. Afirmo novamente, isso é algo incomum.

    Observe também que a maioria das classes foram tratadas de forma isolada no rework, com poucas retiradas ou adições de habilidade. Já no WoW, sempre sentimos fortes emoções e sempre nos deparamos com personagens que são eternamente “balanceados“, se assim posso afirmar, a velha história do Buff vs Nerf, uma saga que nunca tem fim não é mesmo ?

  • Processamento e Otimização

    Essa característica acaba afetando muito os novos players, mas tenho uma ótima notícia, diferente do WoW o sistema do FFXIV é extremamente otimizado, é possível rodar o jogo no extremo sem ter dores de cabeça com FPS. Você tem uma qualidade gráfica impecável dentro do jogo, não tenho nem como descrever. Já no WoW, ou em outros jogos da Blizzard, você precisa jogar no mínimo, independente do seu setup, se não vai ter eventuais problemas com queda de FPS e alguns lag spikes indesejados.

  • Sistema de Loot

    Todo o loot do FFXIV é compartilhado com os membros grupo, ou seja, vc precisa Rolar um Need ou Greed. Certo, e onde que isso é bom ? Na verdade isso não é bom, mas o jogo lhe permite farmar o mesmo conteúdo das raids várias vezes na mesma semana, algo que no WoW não existe, veja só, se você precisa do loot de uma raid em específico no WoW e já tiver feito durante a semana, só na próxima semana para tentar novamente pois o jogo não lhe permite isso, e detalhe, em algumas lutas, é possível que não venha nada.

  • Addons

    Estamos livres guys, não precisamos mais ficar procurando atualizações de ADDONS para otimização da interface do jogo. O Próprio FFXIV já permite que façamos a customização de todas as barras do jogo, obviamente sem todo o teor que um ADDON do WoW faria, mas sejamos sinceros, pouca gente faz customizações profundas, apenas ajustam para um conforto visual e de usabilidade não é mesmo ?

    Vejamos sobre as mecânicas, isso é algo importante não é mesmo ? Antes o DBM ou similares a ele, te alertavam sobre as eventos durante as lutas, isso criou em você uma certa dependência, pois bem, fiquem tranquilos pois o sistema do FFXIV possui vários estímulos visuais que vão continuar te alertando sobre tudo.

  • Recepção da Comunidade

    Quando comecei a jogar fiquei pasmo como as pessoas desse jogo nos recepcionam bem, e guys, não estou falando só da comunidade, mas também dentro do jogo. Não existe essa de vou te expulsar do grupo se não souber a luta, pelo contrário, eles te explicam detalhadamente o que tem de ser feito, e olha, isso não tem preço. Se posso pedir algo aos novos players é que sejam assim também, perpetuem isso sempre.

    Claramente, assim como todo jogo, existem pessoas tóxicas, oportunistas, preconceituosas e tudo mais, mas diferente dos demais jogos, o FFXIV leva isso muito a sério, então fique muito atento com sua conduta dentro do jogo, o banimento é permanente e irrevogável. Seja cordial com o colega do play em rsrs!

  • DPS bom também vem da Cura

    É isso mesmo guys, aqui no FFXIV, DPS de Healer é de muita importância, principalmente para as dungeons, as menores são para 4 pessoas, então todo o dano conta, lembrem sempre disso. Já no WoW, basicamente o Healer dando DPS e como uma formiga tentando espancar um elefante, não faz nem cosquinha.

FFXIV Características Negativas


  • Dungeons Mythic+

    O FFXIV não possui este sistema e acredito que não existam planos ainda para colocar essa função no jogo, mas olha, mesmo sendo um ponto negativo eu consigo ver algo positivo nisso, no WoW, as pessoas começaram a abandonar o conteúdo das Raids para focar basicamente nas M+, e sinceramente ? Não acho isso uma vantagem, mas enfim, isso é apenas uma opinião pessoal. O FFXIV em contrapartida apresenta uma enorme população de players End Game e a amplitude das raids nesse jogo é brutal assim como os desafios propostos.

  • Rush de personagem

    Diferente do WoW, o FFXIV necessita das quests principais feitas para poder liberar o conteúdo do jogo, então não pense que você vai vir e ganhar aquele rush de um amigo para chegar no End Game rapidamente, para tal você precisa sim, completar TODAS as quests principais ou como são chamadas Main Scenario Quests, eu falo um pouco mais sobre elas em COMO FUNCIONAM AS QUESTS.

  • PvP

    Guys, não venham pro FFXIV se vocês curtem PvP, aqui, diferente do WoW, o PvP é fraquíssimo, com filas gigantescas e poucas pessoas participando, isso se deve ao fato de que a empresa se dedica 100% na parte de PvE, então se essa é sua pegada, você está no lugar certo.

  • Skills de combate

    Isso é algo que você vai ter de se acostumar, a quantidade de skills que o jogo te oferece são enormes, e boa parte delas compartilham OGCD’s (Off Global Cooldown) ou GCD’s (Global Cooldown). No começo, pensar em 2.5 segundos de cast não é nada agradável, mas olha, com o tempo e experiência você consegue lidar com isso e ainda otimizar seus combos. Agora, se o seu esquema são personagens de skills ativamente rápidas, pense no Bard ou Monk como suas principais escolhas, fica a dica em.

  • Posicionamento

    Bom, isso é algo que um jogador de WoW vai logo pensar, “basta deixar o Tank virar o Boss e bater nele de costas certo” ? Errado, no FFXIV, você possui o que chamamos de positionings, ou seja, algumas JOB’s em seus combos, precisam estar posicionados ou nas costas ou nos flancos dependendo da skill! Isso pode ser um dificultador para muita gente, um que tem várias inclusive é o Monk.

Resumindo a história?


Coloco aqui o que me cativou dentro do jogo, as características que me fizeram ter a certeza de que a migração foi a melhor coisa que já fiz até hoje.

  • Você não precisa de alts.
  • Jobs e Profissões no mesmo personagem.
  • Ter de completar as quests de história apenas uma vez.
  • A customização do personagem é extremamente detalhada.
  • Enormidade de customizações de equipamentos.
  • Sistema muito bem otimizado.
  • Conteúdos liberados em um curto/médio espaço de tempo.
  • A customização da interface é feita no próprio jogo.

Acho que essas características são suficientes para todos os novos players conhecerem mais sobre as diferenças entre os jogos. Continuar colocando mais coisas vai parecer favoritismo da minha parte, mas olha não é viu, estou apenas sendo bem claro nos fatos, e por favor, se eu deixei de colocar alguma informação importante, podem deixar nos comentários, prometo que faço uma revisão da matéria.

JOB’s FFXIV vs Classes de WoW


Deixei por último algumas coisas que necessitavam um peso maior nesta matéria, espero que isso elucide ainda mais com comparativos específicos e relacionados a jogabilidade.

A melhor maneira de comparar JOB’s e Classes, é encarando o JOB no FFXIV como uma especialização dentro do WoW. As função no FFXIV são muito bem definidas, caso queira saber quais são, eu falo um pouco mais em TUDO SOBRE ROLE & JOB. Bom, vejam o seguinte exemplo, um Druida no WoW possui várias especializações (Tank, Heal, DPS e Ranged DPS), já no FFXIV se você cria um personagem, por exemplo um Warrior, que é uma JOB específica de Tank, você nunca vai fazer outra coisa com ele a não ser tankar (mesmo sendo uma das classes que mais da DPS na ROLE Tank). Eu não encaro isso como uma coisa ruim não, assim você tem uma oportunidade de jogar com outras funções mas com JOB’s diferentes.


  • SAM (Samurai): Warrior DPS, Pala RET.

    Ele pode ser comparado a um Warrior Fury, só que um pouco menos acelerado digamos assim ou também um Paladino RET.

  • WAR (Warrior): Warrior Protection (só que sem escudo), Monk Brewmaster, Druida Guardian.

    Se parece muito com o Druida Guardião, seu dps sustaining é absurdo fora o seu self healing excelente, pode se comparar também ao Monk Brewmaster ou mesmo Warrior Protection.

  • PLD (Paladin): Paladino Protection.

    Paladino Protection. Suas habilidades são inúmeras e possuem inclusive os melhores OGCD’s do Jogo.

  • BRD (Bard): Hunter MM/BM (só que sem o pet) e MM.

    Este seria o Hunter MM/BM, repleto de procs e muitos OGCD’s para administrar.

  • DRG (Dragoon): Hunter SV (só que sem o pet) ou Paladino Ret (sem energia sagrada).

    Um comparativo preciso dele não existe, mas se aproxima bastante de um Hunter SV só que sem o pet ou um Paladino RET sem energia sagrada.

  • NIN (Ninja): Rogue devido a semelhança com os procs ou mesmo o Druid Feral.

    Comparo ele com o Rogue ou Druida Feral. Você precisa ficar ligado o tempo todo nos CD’s e escolher muito bem a sua próxima habilidade.

  • SCH (Scholar): Priest Disc.

    Um bom comparativo seria com o Priest Disc, exceto por vir acompanhado de um pet. Sua capacidade de cura e proteção é absurda, digamos que absorção de dano é com ele mesmo.

  • WHM (White Mage): Priest Holy, Shaman Resto, Monge Mistweaver.

    Vejo uma similaridade com o Priest Holy, Shaman Resto ou Monk Mistweaver. Ele possui uma capacidade grande de cura direta junto com os benefícios de proteção, isso fora seu dano além da curva.

  • SMN (Summoner): Druida Balance, Priest Shadow, DK Unholy/Frost ou Warlock (Affliction, Demonology ou Destruction).

    A mecânica do Aether Flow é única, não existe algo parecido no wow que possa ser comparado, mas tirando este detalhe, o SMN pode ser comparado ao Druida Balance, basta trocar o Full Moon pelo Bahamut, pode ser comparado também com o Priest Shadow, DK Unholy/Frost e ou mesmo Warlock em sua totalidade.

  • DRK (Dark Knight): DK Blood ou DH Vengeance.

    Acredito que se pareça bem com o DK Blood ou DH Vengeance. Suas habilidades em área são muito versáteis e sua mitigação de dano é absurda.

  • MNK (Monk): Shaman Enhance, Monge Windwalker ou DH Havoc.

    Bom, não teria um comparativo melhor do que com Shaman Enhance, Monge Windwalker ou DH Havoc, todos tem uma dinâmica muito parecida.

  • BLM (Black Mage): Shaman Elemental, Mage Fire/Frost, Warlock Destruction.

    Um Shaman Elemental, Mage Fire/Frost ou um Warlock Destruction, neste último caso, basta trocar o Chaos Bolt pelo Fire IV.

  • RDM (Red Mage): Mago Frost.

    Essa é uma classe muito interessante, comparo ele a um Frost Mage pois ambos possuem vários procs e uma mobilidade aceitável para um caster.

  • AST (Astrologian): Shaman Resto ou Druid Resto.

    Vamos deixar de lado a questão das cartas, pois isso não se encontra em nenhum outro jogo, mas eu compararia o Astro com um Druid Resto ou Shaman Resto.

  • MCH (Machinist): Mago Arcano.

    Seria um Arcane Mage só que com um revólver e ao invés de Poder Arcano, ele é munido de Wildfire.

Este comparativo é puramente baseado em jogabilidade, não sei se fazem algum sentido por agora, então pensem em uma base de escolha inicial, pois no final, cada um vai ter o seu próprio comparativo acredito eu.

P.S.: Ainda não mencionei as JOB’s novas GNC (Gun Breaker) e DNC (Dancer), elas foram adicionadas recentemente no Shadowbringers, atualizarei essa matéria com eles assim que possível (preciso jogar mais com elas pra ter uma base melhor de informações).

Bom galera, é isso, espero ter ajudado na transição.

A não se esqueçam de me seguir nas redes sociais, assim vocês ficam por dentro de todo o conteúdo que venho produzindo para Final Fantasy XIV.

Vou ficando por aqui e até a próxima.

Vlw e aquele abraço.

4 comments

    1. Muito obrigado Lord, fico feliz em saber que curtiu a matéria. Infelizmente a Blizzard foi perdendo espaço por não dar ouvidos a comunidade, mas é isso né ? Foi assim que tive a oportunidade de descobrir o FFXIV, um jogo que posso afirmar, não deixa nada a desejar.

Deixe uma resposta